GESTÃO DE PROCESSOS - BPM


A Organização Racional do Trabalho (ORT) recebeu este nome porque foi criada com intuito de substituir o empirismo e a subjetividade na execução das tarefas por técnicas e métodos previamente e detalhadamente estudados com o apoio do estudo de movimentos e de tempos. Antes da ORT cada funcionário executava a tarefa como queria, aprendendo com seu colega do lado que também aprendeu com alguém, sem nenhum tipo de padrão estabelecido.

Os pilares da ORT são:

I – Estudo de movimentos e de tempos: após a padronização do melhor método de trabalho é possível elaborar o estudo de tempos para determinação dos tempos-padrão para cada tarefa, e assim dividir de forma mais justa a carga de tarefa;

II – Estudo da fadiga humana: Taylor observou que nas fábricas da época existia injustiça nas divisões das tarefas por desconhecimento da real capacidade produtiva de cada operário em seu posto de trabalho, e, com o aporte do estudo de movimentos e de tempos, foi possível distribuir melhor a carga de trabalho e dar ao operário melhores condições para que o mesmo alcançasse e ultrapassasse as metas estabelecidas agora de forma justa;

III – Divisão do trabalho e especialização do operário: neste ponto Taylor teve ajuda do casal Gilbreth, que, então, investiram bom tempo no estudo das atividades que causavam fadiga humana e não geravam valor algum para o produto, processo e cliente;

IV – Desenho de cargos e tarefas: Taylor observou que havia necessidade de padronizar as tarefas que cada cargo poderia executar, para que assim fosse possível elaborar estudos de tempos coerentes com a realidade de cada tarefa;

V – Incentivos salariais e prêmios por produção: Taylor substituiu o salário fixo igualitário por pagamento por produção, onde quem mais produzisse mais ganharia;

VI – Condições de trabalho: Taylor também preocupou-se com as condições gerais de trabalho que os operários da época vivenciavam. O objetivo dele era fornecer aos operários um ambiente de trabalho propício ao aumento e melhoria constante da produtividade;

VII – Padronização: quando o trabalho é padronizado, ou seja, segue uma sequência lógica e imutável, a produtividade tende a ser maior e os custos tendem a serem menores;

VIII – Supervisão funcional: Taylor impôs aos operários a supervisão especializada de um chefe com conhecimento de causa em uma só área ou função.

Com relação aos pilares da ORT, é correto o que se afirma em:


I, IV, V, VI, VII e VIII.


II, IV, V, VI, VII e VIII.


II, III, V, VII e VIII.


II, III, IV, VI e VIII.


I, II, IV, V, VI e VII.

 O indicador-chave de desempenho que é responsável por medir o nível de desempenho referente a uma meta específica ou geral e contribuir para o acompanhamento do seu sucesso ou não recebe a denominação de:

 


Matriz de Medição de Desempenho


Key Performance Indicator - KPI


Modelo para Medição do Desempenho


Sistema de Medição de Desempenho - SMD


SMART

Considerando o software Microsoft Power BI, assinale a única alternativa incorreta:

 


No Microsoft Power BI, é possível conectar-se a dados e relatórios ou até mesmo importá-los por meio de três tipos de arquivos: Microsoft Excel (.xlsx ou .xlsm), Power BI Desktop (.pbix) e Valores Separados por Vírgula (.csv). 


O Microsoft Power BI é uma coleção de serviços de software, aplicativos e conectores que funcionam sempre independentes para tornar suas fontes de dados não relacionadas em informações coerentes, visualmente imersivas e interativas. 


Configurar os relacionamentos entre as tabelas importadas no Power BI é muito importante, sem relacionamentos as tabelas ficam soltas, as informações não possuem ligação nenhuma, e com isso o banco de dados não funciona.


O serviço Power BI é um serviço com base na cloud. Permite alguma edição de relatórios, bem como colaboração para equipas e organizações. Também se pode ligar a origens de dados no serviço Power BI, mas a modelação é limitada. 


Os usuários podem iniciar o uso do Power BI com a versão gratuita para Desktop. Eventualmente, é possível adquirir uma licença de baixo custo mensal para permitir o uso individual dos usuários ou estender seu Business Intelligence com o Power BI Premium, comprando apenas a capacidade necessária para sustentar sua empresa. A transição é rápida devido à integração com os recursos já existentes.

Os símbolos de modelagem de processos de negócios incluem ícones e conectores para ajudar a mostrar o relacionamento entre os vários componentes do processo de negócios. A notação BPMN é útil para apresentar modelos para diferentes públicos-alvo. Assinale a alternativa que não representa as características do BPMN.:


É interessante usar o BPMN para propor modelos de negócios para diferentes públicos-alvo.


O BPMN tem versatilidade para modelar diferentes situações no processo.


Uma vantagem do BPMN é que não requer treinamento e experiência no uso correto do conjunto completo de símbolos.


Utilizando BPMN é possível visualizar a relação entre os vários níveis do processo.


É interessante usar o BPMN para simular um processo de negócios.

Quando se afirma categoricamente que o cliente é o rei, é porque:

 

I – ele é quem determina o que é qualidade;

II – é ele quem determina quais características da qualidade devem ser analisadas e controladas pela empresa;

III – é ele quem traz faturamento para a empresa;

IV – ele é a razão de existir da empresa;

V – é ele que potencializa bons e maus funcionários.

 

É correto o que se afirma em:

 


I, II, III, IV.


I, III, IV, V.


I, II, IV, V.


I, II, III, IV, V.


II, III, IV, V.

A Administração por Objetivos (APO) nasceu em 1954, quando Peter Drucker, o pai da APO, publicou um livro sobre o tema. A APO foi um divisor de águas nas teorias administrativas, pois levou os administradores a pensarem e agirem em prol dos resultados das organizações. A respeito da APO, analise as duas asserções que seguem:

Na APO o foco todo é no atingimento dos objetivos e resultados organizacionais, e as metas são determinadas em conjunto pela gerência e subordinados.

PORQUE

Dessa forma tanto a gerência quanto os subordinados serão integrados ao processo de criação de indicadores de desempenho, e saberão corretamente onde e como serão avaliados.

Analisando as duas asserções acima, é correto o que se afirma em:


As duas asserções estão corretas, mas a II não justifica corretamente a I.


A asserção I está correta, e a II é falsa.


As duas asserções estão corretas, e a II justifica corretamente a I.


A asserção I é falsa e a II é verdadeira.


As duas asserções são falsas.

Falando sobre a Teoria da Burocracia, apesar de todas as críticas, é possível afirmar que ela tem algumas vantagens, tais como:

I – racionalidade com relação ao atingimento dos objetivos;

II – imprecisão na definição dos cargos;

III – agilidade nas decisões por causa da clara distinção de funções;

IV – informação discreta e somente fornecida a quem é de direito;

V – uniformidade de rotinas e procedimentos;

VI – as pessoas não são substituíveis, os cargos e funções não continuam a existir;

VII – redução de atrito entre as pessoas porque os funcionários conhecem o que se espera dele;

VIII – constância natural da burocracia;

IX – confiabilidade por causa das regras estabelecidas;

X – capacidade de encarreiramento pelo treinamento e mérito de cada um.

É correto o que se afirma em:


I, II, III, IV, V, VI, VII


I, III, IV, V, VI, VII, VIII


I, III, IV, V, VII, VIII, IX, X


II, IV, V, VI, VII, VIII, IX


II, III, IV, V, VI, VIII

A Teoria Neoclássica trabalha com o conceito de centralização versus descentralização. Enquanto a centralização reúne nos níveis mais altos o poder decisório da organização, a descentralização delega e compartilha as decisões com os níveis mais baixos numa maneira de dividir tarefas e responsabilidades, e motivar os funcionários dos níveis mais baixos da hierarquia. Porém, existem vantagens e desvantagens para ambas as estratégias, onde são trazidas algumas a seguir:

I – Vantagens da centralização: as decisões são tomadas por administradores que tem, em teoria, visão global do negócio;

II – Desvantagens da centralização: há aumento nos custos de contratação e treinamento, pois serão mais administradores em níveis médios a serem contratados e treinados;

III – Vantagens da descentralização: melhora a motivação e a eficiência dos envolvidos, pelo princípio da responsabilidade e autoridade agindo na mesma pessoa;

IV – Desvantagens da descentralização: os administradores do topo tem pouco ou nenhum contato com os funcionários envolvidos nas questões.

Com base no exposto acima, é correto o que se afirma em:


I e III, apenas.


II e III, apenas.


II, III e IV.


I e IV, apenas.


III e IV, apenas.

É preciso lembrar-lhes que as organizações militares influenciaram bastante as teorias administrativas. E também é importante ressaltar que as teorias administrativas percorreram as quatro revoluções industriais. São elas:

I - 1ª Revolução Industrial: veio com a utilização do aço e da eletricidade nas fábricas da época;

II - 2ª Revolução Industrial: veio com a utilização da máquina a vapor, do carvão e do ferro;

III - 3ª Revolução Industrial: veio com o advento da automação e da tecnologia da informação nas empresas, agilizando o processo e a tomada de decisões administrativas;

IV - 4ª Revolução Industrial: veio com a robótica, inteligência artificial, big data, internet das coisas, e muitas outras tecnologias que colaboram melhorando a qualidade das informações e dados coletados para tomadas de decisões mais assertivas, e obviamente, mais ágeis que antes.

É correto o que se afirma em:


III e IV, apenas


I e II, apenas


II e III, apenas


I, II, III e IV


I e III, apenas

O resumo acima apresenta um estudo de caso sobre a utilização de indicadores e destaca a falta de implementação de rotina por parte da gestão no acompanhamento como uma das dificuldades encontradas.

Identifique nas proposições abaixo a que se refere a outras dificuldades encontradas no processo de implementação de indicadores de desempenho.

I) Falta de definição de objetivos claros.

II) Grande número de indicadores a serem acompanhados.

III) Indicadores sem metas definidas.

IV) Indicadores sem acompanhamento da gestão.

V) Indicadores sem definição clara.

Identifique nas opções abaixo, a proposição que relaciona corretamente às dificuldades encontradas na implementação de indicadores de desempenho.

 


estão corretos os exemplos III e V.


estão corretos os exemplos II e IV.


estão corretos os exemplos II, III e V.


estão corretos os exemplos II e III.


estão corretos todos os exemplos.

Páginas: 123456789